Ficar um tempo longe da academia pode tornar a volta um pouco complicada para algumas pessoas. No entanto, comenta-se que, graças à memória muscular, os músculos respondem com mais facilidade aos treinos e a recuperação de massa magra é mais rápida. Porém, a memória muscular existe mesmo ou é um mito?
E a resposta é sim! A memória muscular não só existe, como temos duas!
A primeira que vamos citar, está ligada ao fato de memorizar certos movimentos, como andar de skate ou de bicicleta. Essa memória é exercida pelo cerebelo, que é uma parte do cérebro que coordena as atividades musculares esqueléticas.
Neste caso não é o músculo que memoriza um determinado movimento, mas sim um conjunto de neurônios que consegue se “recordar” de um movimento já conhecido para que possa ser repetido no futuro.
O segundo tipo de memória muscular é a que explica uma rápida resposta do músculo em treinos de força, mesmo após um período sem se exercitar. Sendo assim, mesmo que você fique muito tempo sem pisar em uma academia, ao retornar aos treinos seus músculos não irão reagir da mesma maneira que a sua primeira vez na musculação.
Portanto, agora que você já sabe que a memória muscular existe sim, se o seu objetivo é a hipertrofia, que tal antecipar logo este seu retorno? Afinal de contas, sabemos que a prática de atividade física e musculação só trazem benefícios para a nossa saúde e para a nossa qualidade de vida!
Torne-se uma estrategista e mude centenas de vidas de uma maneira rentável e eficiente
©2024 | Todos os direitos reservados