Nós já dissemos aqui que o cérebro é o principal responsável pela dificuldade que temos em emagrecer sozinhos. E é por isso que a Neurociência é a base de toda a metodologia do Afine-se.
O córtex pré-frontal é a região cerebral relacionada ao planejamento de comportamentos, pensamentos complexos e tomada de decisões. Ele é responsável pelo discernimento, por regular emoções, inibir impulsos, modular o medo, fazer análise de riscos e pelo autocontrole.
Quando estamos vivendo no piloto automático isso significa que o córtex pré-frontal está desabilitado, por isso é tão difícil abandonar hábitos ruins, porque o nosso cérebro foi programado para trabalhar em modo de economia de energia. Ele não quer mudar e vai fazer de tudo para desistirmos disso.
De acordo com a estudiosa americana, Debbie Hampton, quando tentamos adotar um novo comportamento pela primeira vez é preciso alistar o córtex pré-frontal e inserir o esforço consciente, a intenção e o pensamento no processo. Quando já executamos a nova rotina o suficiente para que as conexões sejam feitas e fortalecidas em nosso cérebro, o comportamento exigirá menos esforço, já que se torna padrão.
Quanto mais realizamos uma ação ou nos comportamos de uma determinada maneira, mais ela fica fisicamente conectada ao nosso cérebro. A esta qualidade adaptativa, chamamos de neuroplasticidade intencional – o cérebro forma conexões neurais com base no que fazemos repetidamente em nossa vida, seja bom ou ruim. Toda vez que agimos da mesma maneira um padrão neural específico é estimulado e se fortalece.
A verdadeira mudança acontece quando instalamos novos hábitos mais robustos que os anteriores para a mesma função na área inconsciente do cérebro e, de acordo com um estudo realizado por Phillipa Lally, da University College of London, isso leva em média 66 dias.
Torne-se uma estrategista e mude centenas de vidas de uma maneira rentável e eficiente
©2024 | Todos os direitos reservados