No último sábado, dia 20, começou, oficialmente, o inverno no Brasil. O que significa que também está aberta a temporada de desculpas para extrapolar na alimentação e desistir de uma rotina saudável. Mas a verdade é que realmente são apenas desculpas, porque dá para emagrecer no inverno sim, e nós vamos te explicar porque.
O que acontece com a maioria das pessoas é que, no inverno a tendência é que fiquemos mais tempo em casa ou em lugares fechado porque não temos a mesma disposição para sair que temos no verão. Sendo assim, o tédio de ficar mais tempo em casa pode se transformar em fome emocional, que nos faz comer muito mais do que o organismo realmente necessita. Essa é a verdadeira razão para o aumento de peso.
No inverno nós realmente precisamos de mais comida porque ela serve como combustível para a produção de calor do nosso corpo, mas, ao mesmo tempo, o nosso metabolismo também aumenta, inclusive a taxa metabólica basal que é a energia que o corpo gasta em repouso, pois ele precisa produzir mais calor.
O aceleramento do metabolismo ativa mecanismos naturais que queimam gorduras acumuladas, aumentando a queima calórica e mantendo um equilíbrio que ajuda na manutenção do peso, além de possibilitar emagrecer no inverno.
Mas, vale destacar que o aumento do metabolismo no inverno não significa que podemos diminuir a atividade física, pois é justamente o contrário. Já que o metabolismo está trabalhando mais, devemos ajudá-lo com a prática de exercícios que irá, não apenas nos ajudar a controlar o peso, mas a fortalecer o hábito para que ele se estenda para as próximas estações.
Portanto chega de desculpas porque dá sim para emagrecer no inverno. Então mexa-se! Não deixe que o clima te impeça de ter uma vida ativa e hábitos saudáveis!
Torne-se uma estrategista e mude centenas de vidas de uma maneira rentável e eficiente
©2024 | Todos os direitos reservados