As proteínas são necessárias para a manutenção e construção de inúmeros tecidos (órgãos, pele, tecido muscular), sendo assim, importantíssima para o bom funcionamento do nosso organismo.
A maioria das pessoas está acostumada com as proteínas animais e, por isso, existem certos mitos e crenças que giram em torno das proteínas vegetais, sobre não serem tão eficientes e nem tão completas para o nosso organismo.
Na realidade o que acontece é que os aminoácidos presentes nas proteínas são diferentes em cada alimento. São denominados aminoácidos essenciais aqueles que o nosso corpo não consegue fabricar, então dependemos da alimentação para obtê-los.
As proteínas animais contêm todos esses aminoácidos (completos). Já as proteínas de fonte vegetal possuem uma menor quantidade destes aminoácidos e, por isso, precisam ser combinadas entre si para suprirem perfeitamente as necessidades. Estes aminoácidos não precisam ser consumidos em uma mesma refeição, mas a ingestão da quantidade diária de todos é importante.
Listamos abaixo a quantidade de proteínas para cada 100g de alguns alimentos:
Grão de bico: 19g
Amêndoa: 21g
Quinoa: 12g
Lentilha: 9g
Feijão: 9g
Brócolis: 3g
Frango: 19,6g
A combinação de leguminosas e cereais com a adição de vegetais e hortaliças de forma variada na alimentação costuma atingir todas as necessidades proteicas. Isso faz cair por terra a história de que as proteínas vegetais não são tão eficientes, já que nas quantidades corretas e combinadas, é possível obtermos o necessário para o organismo.
Torne-se uma estrategista e mude centenas de vidas de uma maneira rentável e eficiente
©2024 | Todos os direitos reservados