Hoje, 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, também conhecida como pressão alta, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.
A hipertensão é um dos principais fatores de risco para as doenças do coração. De acrodo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), 36 milhões de adultos brasileiros têm pressão alta. Entre os idosos, a hipertensão atinge 60% da população. Além disso, a doença é responsável, direta ou indiretamente, por metade das mortes por doenças cardiovasculares.
Apesar de ser uma doença, muitas vezes, silenciosa – e por isso é importante medir regularmente a pressão arterial – tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão são sintomas que podem ser sinais de alerta.
A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada, ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde como doenças renais, da tireoide ou suprarrenais. Além disso, a obesidade, o estresse e o envelhecimento também estão associados ao desenvolvimento da doença.
Apesar de, na grande da maioria dos casos, não existir cura para a hipertensão, a doença pode ser controlada e nem sempre o tratamento é feito com o uso de medicamentos. Por isso ter hábitos saudáveis para um melhor estilo de vida é imprescindível.
– ter uma rotina alimentar saudável e reduzir o consumo de sal
– fazer atividades físicas regularmente
– não fumar e moderar o consumo de bebidas alcóolicas
– aproveitar momentos de lazer
– manter o peso adequado
Agora que você já sabe a importância de prevenir contra a pressão alta, se você precisa de ajuda para adotar uma rotina saudável e melhorar a sua qualidade de vida, entre em contato com uma de nossas estrategistas e afine-se você também.
Fonte: Ministério da Saúde e Agência Brasil
Torne-se uma estrategista e mude centenas de vidas de uma maneira rentável e eficiente
©2024 | Todos os direitos reservados